Lição 12 - Voto e dízimo
- Escola Bíblica
- 21 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
TEXTO ÁUREO
“No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor”. (Levítico 27:32)
VERDADE APLICADA
A contribuição para a obra do Senhor deve ser feita com alegria e regozijo no coração, pois é um grande privilégio poder ofertar e dizimar para a causa do Mestre.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1 - Explicar a importância dos votos e dízimos;
2 - Ensinar que dizimar é honrar a Deus;
3 - Mostrar a necessidade de investir no Reino de Deus.
TEXTO REFERÊNCIA
Levítico 27.1-4, 32
1 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao Senhor.
3 Se for a tua avaliação dum varão, da idade de vinte anos até à idade de sessenta, será a tua avaliação de cinquenta ciclos de prata, segundo o ciclo do santuário.
4 Porém, se for fêmea, a tua avaliação será de trinta ciclos.
32 No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
INTRODUÇÃO
A santidade de Deus exige disciplina e padrões que o homem deve honrar e obedecer. No passado, para Israel, e no presente, para a Igreja, esses padrões são essenciais para viver em santidade, conforme Deus ordena.
1. Votos e dízimos.
O voto particular de uma pessoa era opcional e voluntário e de caráter muito especial. Uma vez votado, o israelita não poderia deixar de cumprir o voto. Já o dízimo não era opcional e sim uma determinação da parte do Senhor, que deveria ser obedecida pelo israelita com prazer, por poder contribuir para a obra do Senhor.
1.1. Os votos.
1.2. As bênçãos pela obediência.
1.3. Os dízimos.
2. Dízimos no Antigo Testamento.
O dízimo é a parte do Senhor e foi dado para aqueles que exercem o ministério na casa do Senhor: “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério da tenda da congregação.” (Nm 18.21). O dízimo também é dar honra a Deus.
2.1. Abraão dizimou.
2.2. O voto de Jacó.
2.3. A bênção de ser dizimista.
3. Dízimos no Novo Testamento.
Não encontramos no Novo Testamento tantos textos que mencionam a prática de dizimar como no Antigo Testamento, conforme visto nos tópicos anteriores. Talvez, por esta causa, muitos consideram que não é uma prática legítima para a Igreja.
3.1. O tempo da graça.
3.2. O caminho da prosperidade.
3.3. Semeando muito.
CONCLUSÃO O livro de Levítico nos ensina como Deus é santo e quer que Seus filhos sejam santos assim como Ele é, e que também devemos ser voluntários em ofertar para a Sua casa, para sustento dos que são chamados por Ele para servir na sua obra, manutenção do templo local e auxílio dos mais necessitados.

Commentaires